terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um herói do ambiente - Time (2007)...Esse sim é "o cara"

Reitor da USP entre 1986 e 1989, José Goldemberg já foi também ministro da Ciência e Tecnologia e da Educação, além de secretário do Meio Ambiente nos governos federal (estava no cargo quando da realização da Eco-92, no Rio de Janeiro) e estadual. A esse currículo soma-se agora a escolha pela revista Time como um dos heróis do ambiente em 2007. A relação inclui 45 nomes de todo o mundo de políticos a inventores, de líderes empresariais a artistas, de cientistas a ativistas ambientais. Na lista estão, por exemplo, o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, o ex-vice-presidente americano e Prêmio Nobel da Paz Al Gore, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, o príncipe Charles e o ator e diretor Robert Redford. Goldemberg é o único latino-americano e um dos poucos representantes do Terceiro Mundo no grupo. Foi uma completa surpresa para mim, mas fico contente por ter sido reconhecido, diz o ex-reitor.
A lista se divide em quatro categorias: líderes e visionários (na qual Goldemberg foi incluído); ativistas; cientistas e inovadores (onde está, por exemplo, o químico Abul Hussam, de Bangladesh, que inventou um método simples de purificação de água contaminada); e empresários (como o chinês Zi Zhengrong, que se tornou um dos homens mais ricos do país ao explorar a tecnologia de energia solar).
A revista chama a atenção para o pioneirismo do Brasil na utilização do álcool de cana-de-açúcar como combustível já no final dos anos 70, e lembra que, num paper que publicou na revista Science em 1978, Goldemberg afirmava que o etanol era energia solar transformada em líquido. Eu disse ao jornalista que outras pessoas também contribuíram para o Pró-Álcool, e ele respondeu que era verdade, mas que o que caracterizava a minha ação era a persistência, conta. A Time também salienta os esforços do professor para que o Brasil não entrasse na corrida mundial pela produção de armas nucleares.
Para a revista, como a Terra não tem voz, alguém precisa falar por ela, e é isso o que os personagens escolhidos por ela têm feito. Cabe a nós ouvi-los e nos juntar a eles.

Vale a pena homenagear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário