segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Portugal, Energias Renováveis e o Brasil

Portugal é o quarto país europeu com mais energia renovável.

Portugal fica em quarto lugar na tabela dos países europeus que consomem mais electricidade gerada a partir de fontes renováveis. De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 30,1% do consumo daquele país procede de energias limpas.

A ocupar a primeira posição está a Áustria com mais de metade de energia renovável (59,8%), de seguida está a Suécia (52,1%) e depois a Letónia (36,4%).

A seguir a Portugal, encontra-se a Dinamarca com 29% da energia proveniente de fontes alternativas. Praticamente a par um do outro está a Roménia e a Finlândia com 26,9 e 26%, respectivamente. Ainda na tabela está a Eslovénia (22,1), Espanha (20%) e a Eslováquia (16,6).

A União Europeia tem uma média de 15,6% da electricidade produzida a partir de fontes renováveis.

Já o consumo total no Brasil de energias renováveis representavam 41,3% , ao passo que
no mundo eram apenas 14,4% (2003).

Nos próximos dez anos o Brasil precisará acrescentar produção equivalente à de três usinas de Itaipu para suprir sua necessidade de energia elétrica. O sol e os ventos abundantes no país podem oferecer parte da solução. A incidência solar no Brasil é o dobro da registrada na Alemanha, um dos países que mais investem nessa fonte renovável de energia elétrica.

Precisamos agora investir em fontes de energias renováveis e limpas, tais como a eólica (vento), a solar, de maré; além de incentivar a pesquisa e a inovação no nosso país. Recursos, capacidade e criatividade não faltam, o que falta - as vezes - é visão e vontade.

Obs.: Que o pré-sal sirva pra impulcionar, além da economia, o investimento em fontes limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário