sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Biomassa no Brasil

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao final do primeiro trimestre de 2009 a biomassa era responsável por 4.869 MW de capacidade de geração e energia elétrica no país. Isso representa 4,7% do total do parque gerador brasileiro, ou 21% da energia gerada a partir de fontes termelétricas no país. O potencial elétrico do setor ainda está longe de ser completamente utilizado, principalmente devido ao setor sucroalcooleiro. Existem no Brasil mais de 400 usinas de açúcar e álcool, mas apenas 266 estão outorgadas pela Aneel. Ou seja cerca de 33% das usinas ainda não estão outorgadas a produzir eletricidade pela Aneel. As usinas outorgadas têm potência instalada de 3.682 MW.
A modernização do sistema de caldeira e turbina dessas usinas pode aumentar consideravelmente a potência instalada. Além disso, a palha da cana também poderá ser usada como combustível quando a colheita mecanizada estiver plenamente implementada. No caso de São Paulo, maior produtor do país, a queima da palha será eliminada em 2017.
O potencial de produção de energia elétrica no Brasil em 2012 é de 5.300 MW, usando-se apenas 75% do bagaço produzido, segundo a UNICA (União da Indústria da Cana-de-açúcar). Adicionando-se apenas 50% da palha de cana, a capacidade de geração pode ser ampliada para 10.100 MW, potência um pouco maior do que o da usina hidrelétrica de Itaipu.
Outro setor que pode contribuir bastante com a geração de eletricidade é o de papel e celulose, a partir da utilização do licor negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário