quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Prêmio Jovem Cientista 2010 - Energia e Meio Ambiente - Soluções para o futuro

Nossas sociedades dependem fortemente do uso de combustíveis fósseis. Entretanto, projeções indicam que as reservas mundiais de petróleo podem se esgotar nos próximos 100 anos. Isso sem falar na emissão de gases de efeito estufa que o uso desses combustíveis causa. A ciência e a educação podem contribuir significativamente com a solução deste problema encorajando a pesquisa, o desenvolvimento e o uso de novas energias.

Os brasileiros são muito criativos quando se trata de lidar com este tipo de desafio. Fomos pioneiros na popularização do biocombustível e atualmente mais de 40% da oferta interna de energia tem origem em fontes renováveis. Mas, estamos longe de ter equacionada nossa questão energética.

Recentemente, estudos do biólogo Alexandre Kemenes, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia indicaram que usinas hidrelétricas na Amazônia estão emitindo mais gases de efeito estufa que as termelétricas de mesma potência. Por outro lado, ainda temos muito que evoluir na área de bioenergia – garantir que o uso de madeira e biomassa não reduza nossa riqueza biológica e usar o potencial para a geração de energia solar e eólica que o Brasil dispõe. Além disso, podemos aumentar a eficiência no uso da energia: no transporte, edificações, materiais e processos produtivos.

Pensando neste terreno fértil em desafios para os jovens cientistas é que o CNPq, a Fundação Roberto Marinho e a Gerdau escolheram Energia e Meio Ambiente para ser o tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista. Se você é estudante de Ensino Médio, participe desta iniciativa. Basta desenvolver, com a ajuda de seu professor, uma redação sobre um dos temas a seguir.

Tema: Energia e Meio Ambiente

1 - Energia: geração e uso
- A energia move o universo
- Fontes renováveis, não-renováveis e geração de energia
- Desenvolvimento humano e uso de energia

2 - Impactos ambientais da geração e uso de energia
- Efeito estufa, aquecimento global e protocolo de Kyoto
- Poluentes e a camada de ozônio
- Geração de energia e impactos sobre o ambiente e a biodiversidade

3 - Impactos sociais da geração e uso de energia
- Energia, economia e desenvolvimento
- Energia e exclusão social
- Saúde humana

4 - Soluções: sustentabilidade e energia
- Fontes alternativas de energia não-poluente
- Exploração sustentável dos recursos energéticos
- Geração de energia elétrica e ambiente
- Controle da emissão de poluentes
- Tecnologias energéticas sustentáveis aplicadas ao campo e às cidades
- Mudanças de hábitos e de padrões de desenvolvimento da geração e uso de energia

www.jovemcientista.org.br
http://www.jovemcientista.cnpq.br/ (Estudantes de nível superior e graduados)

2 comentários:

  1. Domenico. O meu nome é André. Neste momento estou a trabalhar na numa ONG naGuiné-bissau, um país que tem graves dificuldades para a obtenção de energia. Tem bastante sol, contudo um painel solar por estas bandas custa cerca de 1000euros. Quando terminar o meu trabalho, proximo Julho, gostava de andar por todo o território a ensinar a construir energias renováveis de baixo custo(a título voluntário), para que as pessoas dos locais mais romotos consigam, nao só ter acesso a energia mas quiça poder até produzir para venda local. Sucintamente, procuro algum manual compilado, em qq idioma, que ensine a construir mecanismos de obtenção de energia a partir da natureza local. Sabes se existe algum? e se sim poderias-me dizer onde posso conseguir?
    fica o meu mail caso necessites andresalgadobastos@yahoo.com.br. Obrigado e tem um dia fixe.

    ResponderExcluir
  2. Olá André, tudo bem?
    Sugiro que entre em contato com a Sociedade do Sol (http://www.sociedadedosol.org.br/), pois eles desenvolvem trabalhos relacionados com o que você deseja.
    Espero ter ajudado. Qualquer coisa, sinta-se a vontade para entrar em contato!

    ResponderExcluir