sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Descentralização da Geração de Energia

Vejo que a maior parte dos países desenvolvidos e países em crescimento como a China e Índia veem buscando soluções para enfrentar o aquecimento global. Parte de suas importantes iniciativas se dão através da implantação de fontes de geração de energia. Tais fontes são as chamadas fontes de geração de energia sustentáveis, ou seja, limpas e renováveis.
O Brasil, atualmente, é um dos países com matriz energética mais limpa do mundo, em torno de 48%, devido ao etanol e às hidrelétricas. No entanto, vemos que há uma pré-disposição de nossos governantes em caminhar em sentido contrário às tendencias mundiais de se gerar energia de maneira limpa e saudável: No PAC está previsto a construção de termoelétricas. Não entrando no mérito político e sem intensão de discutir os problemas ambientais que serão causados com a exploração e consumo do petróleo do pré-sal, venho sugerir uma reportagem, a qual poderá mostrar as vantagens de se implantar um programa de DESCENTRALIZAÇÃO da geração de energia.
Acredito ser possível, através de um “benchmarking” de países como Alemanhã, mostrar as vantagens de se implantar tal programa. A idéia consiste na geração individual de energia, seja em um condomínio ou prédio, casas ou clubes, onde nestes seriam instalados painéis solares térmicos e fotovoltáicos, aerogeradores e sistemas de climatização, acompanhados de um programa de eficiência energética. Hoje tal procedimento não é viável a curto prazo, devido a seus custos, no entanto com a opoio do governo – com subsídios, créditos e redução de impostos – vejo que isso se torna possível.
As vantagens da geração individual e descentralizada de energia traria diversas vantagens ambientais e econômicas. Diminuiria a necessidade de se construir novas usinas, consumiria-se menos combustíveis fósseis, geraria energia de maneira abundante, limpa e renovável, e ainda seriam criados empregos no segmento eólico e solar.
Fica a susgestão de reportagem e espero que com esta, nossos governates a entendam como uma excelente sugestão de governo.

Um abraço,
Domenico Machado.

Gestor Ambiental

Reunião de Pauta - Cidades e Soluções

Nenhum comentário:

Postar um comentário