A necessidade de diversificação da matriz energética e a redução da dependência dos combustíveis fósseis estão dentre as prioridades de muitos países, e são desafios fundamentais do plano de energia divulgado pelo novo presidente dos EUA, Barack Obama.
Uma das soluções para estes desafios, indicada no plano “New Energy for America”, é desenvolver e implantar a tecnologia de queima limpa de carvão para geração de energia elétrica. Essa alternativa atende ao objetivo de prover a economia de energia limpa, mediante o desenvolvimento de unidades de geração de energia com baixo nível de emissões.
O plano de energia do presidente Barack Obama conclui que a tecnologia de sequestro e armazenagem de carbono tem enorme potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de estimular a economia doméstica americana e assegurar a geração de energia.
Como Senador, Barack Obama trabalhou intensamente para garantir a viabilização da tecnologia de queima limpa de carvão. Agora, sua administração incentivará o setor privado a acelerar o investimento em unidades, em escala comercial, com tecnologia de zero emissão de carbono.
O novo Secretário de Energia dos EUA, Steven Chu, em audiência realizada pelo Senado americano visando confirmar sua indicação para liderar o Departamento de Energia, reconheceu que os EUA dificilmente poderão abandonar o uso do carvão como uma de suas principais fontes de energia, uma vez que metade da eletricidade consumida nos EUA atualmente é gerada em usinas que usam carvão como combustível.
"Nossos depósitos de carvão são abundantes e estou muito esperançoso e otimista que conseguiremos descobrir meios de usar esse combustível de forma limpa", afirmou Chu. "Precisamos desenvolver essas tecnologias." Chu foi ganhador do Prêmio Nobel de Física e dirigente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, um centro de pesquisas do governo que se dedicou ao desenvolvimento de bio-combustíveis e outras fontes de energia renovável sob sua liderança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário